Publicidade

4 de nov. de 2010

Com novas cores e texturas, show-car "Sandero Stepway Concept" marca o encontro do modelo com o mundo da moda

Beatriz, 30 anos, é uma renomada designer brasileira de jóias que divide seu tempo entre São Paulo e Nova York. Educada, elegante e atraente, freqüenta galerias de arte e gosta de ir ao Jóquei Clube nos fins de semana. Faz questão de se vestir como uma diva; não por acaso, Valentino é seu estilista favorito. O perfume predileto? Dior J’adore. Ela aprecia comida exótica, gosta de passar o tempo livre no spa ou esquiando com o marido, um bem-sucedido empresário do ramo de mineração e petróleo. Dubai é seu destino favorito. 

Foi pensando numa mulher como Beatriz e explorando ao máximo cores e materiais, que a Renault do Brasil partiu para o desafio de desenvolver uma nova proposta de veículo: diferenciado, criativo e para pessoas com personalidade. Assim, surgiu o show car Sandero Stepway Concept, uma das principais atrações da marca na edição 2010 do Salão Internacional de São Paulo

Este modelo é o resultado da criatividade da equipe de profissionais do Renault Design América Latina (RDAL) - centro de desenvolvimento e estilo instalado no Brasil –, em parceria com outras áreas da empresa (Marketing, Produto e Engenharia). O Sandero Stepway Concept é o segundo carro-conceito desenvolvido pela Renault no país. O primeiro foi o Sand’Up Concept, apresentado ao público no Salão de 2008.

Segundo Vincent Pedretti, Designer Chefe do RDAL, a intenção foi explorar ao máximo novas tonalidades e texturas, criando algo que surpreendesse pela criatividade e efeito visual. “Para isso, pesquisamos exaustivamente novos materiais e buscamos conceitos modernos e de alta tecnologia que traduzissem o perfil do modelo”, explica Vincent. 

O encontro do Sandero Stepway com o mundo da moda
Se houvesse uma palavra única para descrever o Stepway Concept seria glamour. Uma escultura de cobre e titânio, capaz de transmitir alta carga de sofisticação, sem abrir mão da robustez, marca registrada da linha Sandero. 

O contraste das cores e a combinação de tratamentos de superfície da carroceria destacam a personalidade arrojada deste show car e sua ligação com o mundo da moda. O Stepway Concept tem carroceria bicolor. As laterais são no tom cobre, remetendo de imediato à sofisticação, em sintonia com a proposta do modelo. A parte central do capô, a tampa do porta malas, o teto e boa parte da coluna “C” (traseira) são na cor Titanium Brilhante, que se estende ainda para as bordas dos pára-lamas. 

As lanternas traseiras, levemente escurecidas, contêm elementos geométricos, que realçam as luzes de ré e de freio. 

O Stepway Concept tem dimensões parecidas com as do Sandero à venda no mercado naciional. Pára-choques e soleira externa em platina champanhe conferem um aspecto dinâmico ao veículo. Na lateral, chamam a atenção grafismos florais, aplicados horizontalmente desde a frente até a traseira do automóvel. Na porta, o efeito é fosco; na traseira, é brilhante, causando uma inversão de efeito nas cores, o que resultou num impacto visual surpreendente. 

O teto envidraçado deixa o veículo ainda mais charmoso, permite um interior arejado, o que dá uma sensação de liberdade, além de ampliar o contato dos ocupantes com mundo exterior. Ponto positivo também para o nível de luminosidade no interior do habitáculo.

Seguindo a mesma linha, as rodas de aro 17 polegadas na cor champanhe inovam em termos estilísticos, remetendo a peças de ourivesaria. O modelo é calçado com pneus de perfil baixo, na medida 195/60 R17. As cores dos raios das rodas seguem os tons usados na carroceria, uma combinação de extremo bom gosto, que deixou o automóvel ainda mais charmoso. 

Na dianteira, destaque para a grande entrada de ar, que está abaixo do pára-choque. Dois vincos nas laterais do capô convergem para a dianteira, onde está a logomarca da Renault ao centro. 

A tecnologia marca presença nos faróis e lanternas salpicados de LEDs (do inglês, diodos emissores de luz). Além de inegável efeito estético, tais elementos garantem melhor performance na iluminação e ainda apresentam menor consumo de energia.


Interior dos sonhos
O interior do Sandero Stepway Concept convida a uma viagem. Estão presentes materiais tão refinados quanto o alumínio anodizado e o titânio acetinado. O volante revestido em couro apresenta design harmonioso, remetendo aos acessórios da moda. Sobre seu núcleo em metal, repousa uma almofada acobreada, que abriga o losango da Renault ao centro.

Os profissionais da Renault envolvidos na concepção do automóvel deram grande importância ao conforto, por isso os bancos foram cuidadosamente trabalhados. O exclusivo estofamento em couro acobreado é associado a um revestimento tridimensional inspirado diretamente nos tecidos da alta costura.

No painel, o cluster (onde está o conjunto de instrumentos como velocímetro e conta-giros) foi desenhado como se fosse uma jóia, com sucessivas camadas que lhe conferem profundidade, por meio de jogos de luz e transparência, revelando um domínio refinado da tecnologia. Totalmente tátil, o painel central gerencia todas as funções internas por meio de um monitor multimídia interativo. 

O console central assume a forma de uma luxuosa bolsa e envolve a alavanca de câmbio. Nestes equipamentos, foram empregados materiais refinados. O acabamento de todo o conjunto, por sua vez, mostra uma qualidade “quase artesanal”.


Conjunto mecânico herdado do Sandero
O Sandero Stepway Concept é equipado com o conhecido motor 1.6 16V Hi-Flex. O propulsor de quatro cilindros em linha, montado na transversal, desenvolve 107 cv (gasolina) ou 112 cv (álcool) a 5.750 rpm e gera 15,1 mkgf (gasolina) e 15,5 mkgf (álcool), a 3.750 rpm. 

O câmbio é mecânico de cinco velocidades, e a tração é dianteira. Os freios são a disco ventilados nas rodas da frente e a tambor nas rodas de trás. A suspensão do show car é semelhante da adotada nos demais veículos da gama Sandero. Tendo a robustez como ponto de partida, o conjunto é do tipo Tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais (dianteira). Na traseira, as rodas são semi-independentes; as molas, helicoidais; e os amortecedores, hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples